Rio de Janeiro / RJ - quinta-feira, 25 de abril de 2024

Colposcopia

Exame de Colposcopia/Vulvoscopia

O que é colposcopia?

A colposcopia é um exame visual especializado do trato genital inferior (colo uterino, vagina e vulva), em que se utiliza um aparelho denominado colposcópio - aparelho este que possibilita a visualização dessas áreas com aumento que varia de 6 a 40 vezes.

O exame é indolor e demora alguns minutos para ser realizado.

A colposcopia é indicada principalmente para mulheres que apresentam alteração no exame de Papanicolaou/Colpocitologia Oncótica/Preventivo do Câncer do Colo Uterino. Mulheres com lesões no colo do útero, vagina ou vulva ou com antecedente de infecção por HPV também devem ser encaminhas para este exame.

Para a realização da colposcopia, é necessária a introdução do espéculo vaginal (também conhecido por "bico de pato") para separar as paredes vaginais. O colo uterino é visualizado através do colposcópico, que permanece a uma distância de aproximadamente 30 centímetros (sem contato com a paciente). Após a colocação do espéculo faz-se a observação direta do colo uterino sob vários aumentos e filtros luminosos. É aplicado uma solução de ácido acético 2%-5% no colo uterino e nova observação e realizada. Em seguida uma solução de iodo (solução de Schiller) é aplicada e nova observação realizada.

Caso os testes acima realizados evidenciem alguma alteração, realiza-se a biópsia da área alterada. A biópsia é execudada com anestesia local, o que não proporciona dor a paciente, apenas um desconforto tipo cólica menstrual.

As amostras obtidas com a biópsia são então encaminhadas a um laboratório para serem avaliadas por um médico patologista - exame anatomopatológico.

É importante ressaltar que a colposcopia é um exame indolor, de fácil realização e um importante instrumento na prevenção do câncer de colo uterino.


 

Orientações Básicas para a Realização do Exame

1. De preferência, o procedimento deve ser feito fora do período de sangramento menstrual, caso esteja menstruada esperar cinco (05) dias após o término da menstruação.

2. Gestantes podem fazer a vulvoscopia e a colposcopia normalmente.

3. Não fazer uso de duchas higiênicas vaginal durante 2 (dois) dias antes do exame.

4. Suspender o uso de qualquer medicação vaginal 5 (cinco) dias antes da data do exame.

5. Caso o exame de Papanicolau/Colpocitologia Oncótica/Preventivo do Câncer do Colo Uterino apresentar em seu laudo qualquer processo de natureza inflamatória este deverá ser tratado previamente pelo médico assistente ante da realização do exame. O processo inflamatório local impossibilita a realização do exame de Colposcopia/Vulvoscopia.

6. Nas 48 horas antes do exame, a paciente deve aparar os pelos pubianos (o mais baixo possível) com tesoura (não depilar nem raspar com lâmina).

7. Pode haver indicação de realização de biópsia da vulva, vagina e colo do útero caso seja identificada alguma alteração durante o exame. A biópsia somente será realizada se solicitada pelo seu médico assistente no pedido do exame. O material da biópsia é encaminhado para exame anatomopatológico, que é a análise do fragmento retirado na biópsia. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.

8. No pedido deverá haver solicitação médica para o exame anatomopatológico caso seja solicitado a realização da biópsia pelo seu médico assistente. Caso sejam realizadas biópsias de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames anatomopatológicos).

9. A higiene da região genital deve ser realizada com delicadeza, de forma a manter o local limpo e seco.

10. Nos dias que se seguem ao procedimento, é possível que haja corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa por via vaginal. No caso de biópsia de vulva, um pequeno desconforto no local da biópsia é esperado.

11. Durante um período mínimo de 48 horas, qualquer trauma local deve ser evitado, como relações sexuais e exercícios físicos intensos (academia, musculação, corrida e bicicleta, entre outros). Essas medidas geralmente são suficientes para controlar os sintomas descritos, dispensando outros cuidados.

12. Trazer exames de colposcopia e/ou vulvoscopia anteriores e o último exame de Papanicolau/Colpocitologia Oncótica/Preventivo do Câncer do Colo Uterino.

13. Informar ao médico que realizará o exame de Colposcopia/Vulvoscopia a existencia de qualquer tipo de alergia, principalmente se possui alergia a substância IODO.

14. Trazer um absorvente intimo que poderá ser usado caso necessário.