Rio de Janeiro / RJ - sábado, 20 de abril de 2024

Detecção do Câncer Cervical por Marcadores de DNA

Marcadores de metilação do DNA auxiliam na detecção do câncer cervical


Autor: David Douglas

Nova York – De acordo com pesquisadores chineses e americanos, a identificação de novos marcadores de metilação do DNA, com ou sem o teste para o papiloma vírus humano (HPV – “human papillomavirus”), parece ser uma abordagem promissora para a detecção do câncer de cérvix uterino.

Na publicação do International Journal of Cancer, de 1o de julho, Dr. Hung-Cheng Lai do National Defense Medical Center, Taipei, e colaboradores observam terem chegado a essa conclusão após experimentos utilizando pool de DNA de tecidos neoplásicos e swab de cérvix uterino normal.

O grupo verificou que seis genes (SOX1, PAX1, LMX1A, NKX6-1, WT1 e ONECUT1) foram freqüentemente mais metilados nos tecidos neoplásicos do que nos controles normais. Por exemplo, 94,4% dos genes PAX1 foram metilados em amostras de câncer, enquanto que o mesmo não foi visto em nenhum dos controles.

Os pesquisadores observaram ainda que o teste paralelo para a presença do HPV e a metilação do PAX1 no swab de cérvix uterino tiveram uma sensibilidade maior do que o teste para o HPV isoladamente (80% versus 66%). Além disso, esse fato não interferiu na especificidade da detecção de lesões de alto grau e carcinoma invasivo de células escamosas (63% versus 64%).

Dr. Lai concluiu que a metilação do DNA é uma grande promessa para a detecção do câncer de cérvix uterino. Diferentes países podem utilizar os marcadores de metilação do DNA com ou sem o teste para HPV, dependendo de suas próprias infra-estruturas.


Int J Cancer 2008;123:161-167